Métodos de Estudo (1 º Sem Ano Lectivo 2024)Sumários05/06/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) – 150 PontosRealização do Projecto de Pesquisa (fase II)
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07/06/2024 13:57
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29/05/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Realização do Trabalho Individual (TI1) – 100 PontosRealização do Teste Individual - Projecto de pesquisa (Fase 1)
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03/06/2024 14:32
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22/05/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Realização do Teste (T) – 200 PontosRealização de teste
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28/05/2024 16:49
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15/05/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica PESQUISA BIBLIOGRÁFICAIdentificação e Localização das Fontes. Armazém das Informações. Utilização das Informações. A Leitura Analítica. Escrita Académica (Relatório Científico e Laboratorial).
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20/05/2024 17:04
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08/05/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Apresentação de trabalhos de pesquisa pelo estudanteDevido ao Feriado que se registou no dia 01/05/2024, aproveitamos essa aula para apresentação de trabalhos de pesquisa.
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10/05/2024 15:22
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02/05/2024 09:20 Aula Extraordinária Planificação do Estudo (continuação) e Realização do Mini-Teste (mT) 50 pontos1. Introdução Como o estudante gere o seu tempo e o planeia é muito importante, sendo uma competência central também para uma vida profissional de sucesso. Não gerimos o tempo, gerimos antes as nossas prioridades, esforço e dedicação em função do tempo disponível. A questão central é “o que quero atingir no ano lectivo, no semestre, ao longo do mês ou do dia?”. Todo o estudante precisa de ponderar os objectivos que precisa de atingir na elaboração de um exame ou de um trabalho, de um projecto ou de uma monografia científica, sobretudo porque o tempo de execução é limitado. Os objectivos são as metas que aspiramos atingir, dando resposta a questões como: para onde quero ir? Qual é o resultado que quero alcançar? De que apoios preciso? No ensino superior é frequente sentir dificuldade em alcançar os objectivos a que se propusemos alcançar no tempo que tem disponível para o fazer, o que vai obrigá-lo a fazer escolhas e definir prioridades. Assim, o nível superior de autonomia corresponde também uma maior exigência em termos de responsabilidade. Organizar o tempo; fazer escolhas em função do tempo disponível; estruturar a aprendizagem em função das prioridades e do que é possível em cada momento, são exigências próprias do quotidiano de qualquer estudante, exigências que se podem tornar excessivas em momentos de maior pressão, em que o cansaço limita a rentabilidade que o estudante tira do estudo. Um bom plano de gestão e organização do tempo de estudo deve ser elaborado tendo em conta as suas prioridades. Estabelecer prioridades não é mais do que distinguir o que é importante do que é urgente. Tarefa importante: actividade útil e essencial para atingir objectivos; Tarefa Urgente: actividade com prazo de finalização imediato. 2. Planear com eficácia Conselhos para a realização de um plano eficaz: Afastar as actividades de estudo das actividades de lazer: estas actividades deverão ser bem delimitadas para permitirem um melhor resultado. Planear actividades: é necessário programar as actividades em função dos seus objectivos e urgência. Não adiar tarefas menos interessantes (Procrastinação): estar sempre a adiar só torna essas actividades ainda mais urgentes e desagradáveis, obrigando posteriormente a uma atenção mais cuidada e a uma maior pressão. Tendemos a procrastinar o que nos assusta ou o que nos é desagradável e, contudo, essas tarefas são as que devemos realizar primeiro: tê-las pendentes rouba-nos energia e mina a nossa autoconfiança. Não ser flexível: algumas das nossas actividades dependem de outros, pelo que devemos ter em conta a sua velocidade de trabalho e decisão e deixar espaço para que eventuais atrasos e erros não ponham em risco o trabalho. É importante que seja simpático com os seus colegas, mas também deverá ser firme relativamente à pontualidade, à preparação e à entrega atempada de trabalhos. Deve aprender a ser assertivo. Aproveitar todos os momentos: poderá estudar e ler nos autocarros e comboios, ou apenas planear o seu dia. Se aproveitar todas as oportunidades para utilizar o tempo de forma eficiente poderá ter uma vida mais fácil e mais agradável. Antecipar o que for possível: muitas vezes já sabemos o que irá acontecer, isto é alguns imprevistos não o são verdadeiramente. Depois de sermos informados de uma alteração, uma reação mais rápida da nossa parte só irá beneficiar a realização dos trabalhos que temos para fazer e reagimos tanto mais rapidamente quanto mais tivermos desenvolvido um “plano B” para lidar com imprevistos no fundo previsíveis. Encarar um plano com ceticismo: os planos não devem ser seguidos escrupulosamente, pois alterações pontuais poderão ser necessárias para que tenha um melhor resultado. Uma planificação demasiado rígida não é desejável, contudo uma fidelidade total ao plano mesmo quando o mesmo se torna irrealista, também não o é. O segredo é levar o plano a sério desde o primeiro momento e revê-lo em tempo útil logo que o mesmo se revele obsoleto. Autoavaliação: ao longo do tempo é necessário avaliar o que está a fazer para atingir os teus objetivos e rever o seu plano se necessário. Procure sempre encontrar formas de otimizar o seu tempo – a gestão do tempo e do esforço é uma competência que, tal como todas as outras, melhora com a prática.
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10/05/2024 15:01
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23 alunos.
01/05/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Trabalho individual + Diversos (TI+DIV) – 150 PontosCorrecção e entrega de trabalhos
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12/06/2024 11:37
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24/04/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Realização do Trabalho em Grupo (TG) – 100 PontosRealização do Trabalho em Grupo (TG) – 100 Pontos Dinâmicas sobre como Falar em Público REALIZAÇÃO DE TRABALHO EM GRUPO (TG) 100 pontos
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28/04/2024 16:20
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17/04/2024 09:20 Aula Extraordinária OPTIMIZAÇÃO DO ESTUDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEMOPTIMIZAÇÃO DO ESTUDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Técnicas de concentração Como usar as técnicas de estudo para se preparar para testes, entrevistas, etc.
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10/05/2024 14:58
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30 alunos.
10/04/2024 13:20 Aula Extraordinária OPTIMIZAÇÃO DO ESTUDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM!5 dicas para optimizar os estudos. Uma vez que os estudantes já estavam familiarizados com algumas técnicas, o docente optou por uma aula explicativa e interactiva, onde os resultados foram satisfatórios. As técnicas abaixo foram alvo da aula explicativa: 15 dicas de estudo para melhorar resultados e economizar tempo 1. Faça mapas mentais; 2. Use a técnica pomodoro; 3. Faça fichamentos; 4. Conheça seu processo criativo; 5. Utilize materiais impressos; 6. Tente evitar distrações; 7. Faça e obedeça um plano de estudos; 8. Evite as ilusões de aprendizado; 9. Tente fazer conexões com as ideias; 10. Use o Sistema Leitner; 11. Avalie o seu progresso e teste seus conhecimentos; 12. Explique as ideias para alguém; 13. Dormir também faz parte do processo de aprendizagem; 14. Crie um ambiente estimulante para você. 15. Use tecnologia para te ajudar e conte com a Mettzer
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10/05/2024 14:57
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30 alunos.
03/04/2024 09:20 Aula Extraordinária Realização do Mini-Teste 2 (mT2) - 50 pontosMINI-TESTE2 (mT2) 50 pontos Neste mini-teste2, os estudantes de forma individual vão aprofundar sobre as 13 técnicas de estudo que marcam os processos de ensino e aprendizagem, como também profissionais e empresariais nos dias de hoje. Cada estudante vai ter que trazer 9 aspectos que cada técnica de estudo comporta a saber: 1. O que é? 2. Quando foi criada? 3. Quem criou? 4. Onde foi criada? 5. Como foi criada 6. Para que fim foi criada? 7. Qual é a utilidade dela na vida dos estudantes 8. Já havia ouvido falar dessa técnica? Se sim em que circunstâncias? 9. O que achou dá técnica? Para facilitar foi criada a tabela abaixo, em que o estudante vai responder as 9 questões adstritas às 13 técnicas de estudo. Pomodoro Trello Issuu Testes práticos Escute e aprenda Fórmulas em todos os cantos Testagem de tempo de execução Horário produtivo Resumo Mapas mentais Método DMAIC Estudo Mnemónico Flashcards
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10/05/2024 15:12
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30 alunos.
21/03/2024 13:20 Aula Extraordinária PLANIFICAÇÃO DO ESTUDOOrganização do Tempo e Horários de Estudo. - Condições ambientais e psicológicas para o estudo. - Orientações para Estudo em Grupo
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28/04/2024 15:56
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30 alunos.
20/03/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Realização do Mini-Teste 1 (mT1) – 50 PontosRealização de trabalhos sobre os Métodos de estudo inovadores. foram constituídos 8 grupos, como a seguir Métodos de estudos inovadores 1. Aprendizagem criativa 2. Aprendizagem baseada em projetos 3. Aprendizagem baseada em problemas 4. Aprendizagem baseada em equipes 6. Ensino Híbrido 7. Educação Maker 8. Design thinking
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28/04/2024 15:08
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13/03/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO2.Motivação para o estudo Segundo Cusati (2021) os processos de estudos que envolvem a “criação e a recriação de conhecimentos estão associadas a um ambiente alegre que, por sua vez, é propício à aprendizagem e à criatividade. A alegria deve permear a sua rotina de estudo, pois está associada à leveza com a qual se aprende”, pois, “é resultante de um processo de encantamento por aquilo que se estuda, já que você visualiza um sentido e uma aplicabilidade (mesmo que não seja imediata)” (p. 38). Por outro lado, para estudar e/ou “para ler, você precisa ter propósito inicial determinado e fazer suas leituras em função dele. Ou seja, você precisa estabelecer seu propósito inicial que pode ser o de ler, para ter uma ideia do assunto ou para retirar a essência, aquilo que é mais importante do que se vai ler, por exemplo. O que não deve ocorrer é você ler sem propósito, por isso, como ponto de partida e compreensão, questione: - Por que estou lendo esse documento? e - Do que se trata esse documento? Gozalo (1999) reforça o posicionamento de Cusati (2021), ao afirmar que “a melhor forma de enfrentar a nossa etapa estudantil é fazê-lo com uma atitude positiva e com disponibilidade para apreender e para assimilar de forma activa os conteúdos propostos” (p. 15). Isso faz com que o objectivo final do estudo não seja passar de classe, mas sim “o desejo profundo de saber, de ampliar os conhecimentos e de possibilitar uma melhor compreensão de tudo o que nos rodeia” (Idem). Face ao exposto, ficou explícito que não há estudo sem uma motivação intrínseca e pessoal. “Se os motivos da nossa presença numa aula não correspondem a uma aspiração própria, é preferível desistir da ideia de estudar”. Pois “[…] estudar nunca pode constituir uma obrigação” (Ibidem: p. 15-16). Abaixo elencamos alguns objectivos de estudo, que achamos bastante esclarecedor.
Aquisição de conhecimento Memorização é a interiorização de uma informação concreta composta por uma série de dados específicos e ideias gerais. Todos os dados que possuímos sobre qualquer tema, por exemplo os nomes das capitais do mundo, foram adquiridos através de um processo de memorização. Desenvolvimento de capacidades intelectuais Compreensão: é o processo de assimilação em função do qual entendemos o que nos é transmitido. Consiste em raciocinar de forma lógica toda a informação registada através da memória. Aplicação: é o uso da abstracção em situações específicas e concretas. As abstracções apresentam-se sob a forma de ideias gerais, normas, procedimentos, etc. A filosofia e as ciências matemáticas são dois exemplos claros de disciplinas em que trabalhamos com abstracções. Nenhum de nós pode materializar o conceito do bem ou da verdade, nem visualizar realmente a parte imaginária de um número complexo. No entanto, as abstracções permitem-nos trabalhar com esses conceitos. Análise: é a decomposição dos conteúdos em partes para conseguir descobrir a hierarquia das ideias que impera. É muito importante ter presente que qualquer matéria de estudo se compõe de ideias principais e outras que não o são. Temos que tentar captar sempre as ideias fundamentais que constituem o núcleo da informação. Síntese: é o processo de vinculação e união das diferentes partes de uma matéria com o objectivo de formar um todo. Um bom estudante desenvolve com o tempo a faculdade de identificar rapidamente as ideia mais importantes de um texto e a aprende a sintetiza-las e interrelacioná-las, facilitando significativamente a sua aprendizagem. Avaliação: é o desenvolvimento de juízos de valor sobre o grau em que o material e os métodos satisfazem os critérios de eficácia. O estudante deve extrair sempre suas próprias conclusões a partir das ideias de um texto. Fonte: adaptação do autor a partir da obra………….
As pessoas interessadas em aprender têm as seguintes atitudes: a.Preocupam-se por encontrar os meios necessários para realizar a sua tarefa (local de estudo adequado, disponibilidade de material, etc.); b.Ocupam-se do próprio processo de resolução da tarefa e não apenas dos seus resultados; c.Interpretam e analisam os erros como uma forma de melhorar a aprendizagem. Procuram aprender com os erros. d.Procuram informação necessária para resolver os problemas, recorrendo a todos os meios ao seu alcance. e.Recorre frequentemente aos professores como fonte de ajuda. f.Preferem as tarefas com um certo grau de dificuldade e novidade que estimulem o seu processo de aprendizagem. g.Não aplicam critérios de êxito ou fracasso para avaliar a sua aprendizagem. O êxito da sua tarefa está ligado à própria tarefa. h.Imprimem um grande nível de sacrifício e esforço à tarefa que realizam.
2.1 Definição de metas A definição de metas nos ajuda a ter motivos para estudar, pois serve como algo que nos puxa a seguir objectivos académicos, profissionais e outros. Há diferença entre objetivos e metas. “Objetivos são as metas que desejamos atingir, as aspirações e os resultados que buscamos alcançar. Já as metas são os passos concretos e mensuráveis que nos aproximam do cumprimento desses objetivos. Nesse sentido, objetivos e metas trabalham em conjunto, fornecendo uma direção clara e um plano de ação para alcançar o que desejamos”. No âmbito pessoal, definir objetivos pode envolver diversos aspectos da vida, como saúde, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, entre outros. Por exemplo, alguém pode ter o objetivo de melhorar sua saúde física e definir metas como praticar atividade física regularmente, manter uma dieta equilibrada e perder um certo peso em determinado período de tempo. Para definir objetivos e metas eficazes, é importante que eles sejam SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Isso significa que os objetivos devem ser claros e bem definidos, para que todos saibam exatamente o que se espera alcançar. Eles devem ser mensuráveis, ou seja, é possível medir o progresso e o sucesso na sua realização. Além disso, é fundamental que os objetivos sejam alcançáveis e relevantes, de acordo com as capacidades e interesses das pessoas envolvidas. Por fim, é importante estabelecer um prazo para a realização dos objetivos, para manter o foco e a disciplina ao longo do processo.
2.2Como abandonar a procrastinação. “A procrastinação nada mais é do que a atitude de adiar coisas que obrigatoriamente devem ser feitas, como tarefas do trabalho ou da casa, por exemplo” (SEBRAE, s/d, p. 1). Trata-se um sintoma muito preocupante, pois, “engana-se quem pensa que a procrastinação faz mal apenas à saúde mental e emocional. Além de causar ansiedade, nervosismo e falta de motivação, ela também pode repercutir na saúde física do indivíduo caso ele adie exames regulares, visitas ao médico ou tratamentos importantes” (Idem). Os efeitos da procrastinação são vários, no entanto, iremos elencar 4 segundo SEBRAE (ficha de leitura da pagina 5 até 22).
2.3Importância da motivação e do projecto de vida. Segundo Gozalo (1999, p. 16), “nenhum factor motivador é tão importante nem tem tanta força como a determinação em fixar uns objectivos a alcançar através da aprendizagem. Quando o estudante tem claramente estipulados os motivos e as razões pelos quais decidiu estudar, é muito difícil não ser bem-sucedido”. A procristinação pode causar: 1. Baixa motivação e energia - Há uma tendência de que a pessoa que procrastina fique tão ansiosa a ponto de se alimentar mal, não praticar exercícios e não conseguir ter boas noites de sono, pois está sempre pensando nas tarefas que deveria ter executado ou que irá finalmente colocar em prática no dia seguinte. A junção desses hábitos pode resultar em perda de energia e vitalidade, queda da produtividade e até da própria longevidade. Controlar a procrastinação se torna, então, até uma questão de saúde e amor-próprio. 2. Estresse e ansiedade elevados – A pessoa adia ao máximo a realização de suas tarefas. [...] Quando a procrastinação passa a se tornar um hábito, é comum também que a pessoa comece a se culpar por não cumprir suas tarefas ou se sentir insuficiente, o que resulta também em quadros (muitas vezes clínicos) de ansiedade e desânimo, podendo gerar até sintomas de depressão. 3. Surgimento de doenças – A procrastinação também pode resultar em doenças físicas para o indivíduo. É comum, por exemplo, que a preocupação com as tarefas que não foram concluídas leve a quadros de insônia, que episódios de alimentação excessiva levem a compulsões alimentares ou ainda ao desenvolvimento de condições como diabetes, colesterol alto e hipertensão. 4. Queda no bem-estar e qualidade de vida – O indivíduo que está enfrentando esse problema vive ansioso, estressado, pensando sempre naquelas tarefas que foram adiadas ou em quando ele finalmente poderá colocá-las em execução. [...] o procrastinador passa tanto tempo se preocupando com essas questões que não consegue aproveitar o tempo útil com sua família ou amigos, e muitas vezes, ainda desconta o estresse neles. Também é comum que a sua vida social seja prejudicada, uma vez que ele desmarca com os amigos para realizar tarefas que poderiam ter sido feitas muito antes. E as vezes ainda se culpam por não conseguir fazer nem um e nem outro naquele período. É um ciclo vicioso horrível que precisa ser identificado e tratado com urgência. Para se vencer a procrastinação “o primeiro passo é avaliar, detalhada e criteriosamente, o que pode estar servindo de “gatilho” para a condição”, considerando o quando? onde? como? e o por quê? Em relação ao Onde. NB: As duas fichas de leituras partilhadas com vocês na aula anterior dão detalhes sobre esta matéria. Segundo (…), “o primeiro passo que você deve dar para vencer a procrastinação é: se esforçar para começar. Pode parecer óbvio e desnecessário falar isso, mas a realidade é que, muitas vezes, a maior fase da procrastinação é aquela que acontece antes da atividade ser iniciada”.
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28/04/2024 14:46
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06/03/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica EXIGÊNCIA E DESAFIOS DO ENSINO UNIVERSITÁRIO1.Apresentação Esta disciplina que tem como objectivo principal apresentar aos estudantes os aspectos teóricos e práticos de um processo de leitura, análise, interpretação e elaboração textual para a compreensão da ciência, da pesquisa e da escrita académica na sociedade do conhecimento. Após a frequência da disciplina, os alunos deverão ser capazes de: (i) Adquirir orientações lógicas, metodológicas e técnicas com vista à formação de hábitos de estudo, de leitura, de uso de instrumentos de trabalho académico, de produção e sistematização de conhecimentos; (ii) Desenvolver técnicas de estudo que permitam disciplinar o seu trabalho intelectual, garantindo-lhes, deste modo, maior produtividade; (iii) Adquirir instrumentos técnicos, lógicos e conceptuais para que se desenvolva com eficiência e competência a aprendizagem nas diferentes áreas e produzir relatórios científicos e laboratoriais com excelência. A disciplina métodos de estudo visa auxiliar os estudantes a realizarem as suas tarefas escolares de forma mais organizada e menos stressante, usando métodos adequados. Por métodos se entende “a busca, pelo encaminhamento, pelo conjunto de regras básicas que produzem o conhecimento científico. Logo, o método é acompanhado das técnicas, que são suportes físicos, instrumentos que auxiliarão você a chegar num determinado resultado em aprendizagem, em descoberta e em investigação” (CUSATI, 2021, p. 38). Neste âmbito conhecer os métodos auxilia “na elaboração de seus trabalhos científicos. […] O termo método significa caminho, passos para se chegar a um objetivo. As técnicas de estudo que serão apresentadas irão auxiliá-lo, orientadas por uma ação educativa, no desenvolvimento de suas competências académicas e/ou profissionais com autonomia e responsabilidade” (Idem). Esperamos que essas técnicas e a prática de cada uma delas possa o acompanhar “durante toda a trajectória escolar e em toda sua vida profissional, auxiliando em sínteses consistentes e melhores tomadas de decisão” (Idem).
1.1.Responsabilidade, privilégios e oportunidades do Ensino Superior. Cusati (2021) cita no seu livro “Métodos e Técnicas de Estudo”, um outro livro intitulado “Metodologia para quem quer aprender”, publicado em 2008 pela Editora Atlas, de Pedro Demo, para enfatizar “duas observações: não se aprende sem estudar, e o aluno precisa aprender a estudar”. Neste âmbito, é desafio dessa disciplina “fazer o estudante ser um autor, um cientista, um pesquisador”. No entanto, “essa mudança em sua formação implica deve ocorrer, também, no professor. A formação acadêmica dos tempos atuais precisa focar em experiências concretas de pesquisa, pois é esse o caminho inevitável para a aprendizagem” (p. 12). Estudar não é uma tarefa difícil. Difícil é encontrar os métodos de estudo adequados, uma vez que o sucesso do estudo não passa apenas pela inteligência e pelo esforço, mas também pela eficácia e pela escolha dos métodos adequados a sua aprendizagem que conduzirão à obtenção de bons resultados. Nesse sentido, a grande importância que os diversos métodos de estudo têm na vida dos estudantes é tornar o processo de aprendizagem mais eficaz. “Cada estudante tem seu modo de aprender” e o sucesso depende de uma boa prática de estudo e de organização do seu tempo, “inclusive um ambiente propício para sua concentração”.
1.2. O estudo na universidade Segundo Cusati (2021, p. 11), “estudar é um processo realizado pelos estudantes para aprender coisas novas. Não é algo fácil, pois requer esforço e dedicação embora a aprendizagem seja parte integrante da nossa vida. Tem-se como pressuposto que na Universidade os estudantes aprendem, uma vez que seu papel central é preparar as novas gerações para o domínio de uma capacidade”, incluindo “um conjunto de conhecimentos”. Segundo a autora, “a etapa de formação universitária exige uma série de atividades dos estudantes, para as quais devem ser garantidas condições mínimas necessárias para o equacionamento das dificuldades frequentemente encontradas, de forma a viabilizar a formação humana e profissional pretendida nessa etapa” (Idem). Para Cusati (2021), “entrar numa universidade”, deve conferir no “jovem universitário a ideia de que deva buscar sua participação na vida acadêmica, dentro de uma realidade social, dinâmica e participativa, baseada num referencial teórico, metodológico e científico e que oportunize sua transformação, passando a ver o estudo como requisito básico de ascensão” social. Para o efeito, é necessário a criação de “condições de estudo” para os alunos para “garantir a busca de conhecimento pois a ausência dessas condições pode acarretar dificuldades de viabilização de um estudo eficiente” (Idem). Que condições são essas? Um estudante perturbado com alguma situação psicossocial (medo, bullying, trauma de qualquer natureza, introvertido, acanhado, etc.) se encontra em condições de poder se concentrar no estudo? Essas e mais questões serão abordadas mais adiante. Entretanto, “para participar da vida universitária, implica adquirir novas posturas e responsabilidades e a principal delas é a conscientização de que o resultado do processo formativo depende principalmente de cada um. A aprendizagem de fatos, dados, conceitos, habilidades e competências não ocorre sem a produção de uma consciência dessa aprendizagem” (Idem). Na sua função social, “a universidade propícia formação profissional, científica e política”, como também “exerce uma influência sobre o estudante que vai além do contato aluno-professor, por compreender valores, normas e orientações partilhadas pelos estudantes, as quais fazem parte de uma capacidade ampla de resposta aos contextos e entornos universitários” (Ibidem, p. 12). Neste contexto, qual é o papel dos estudantes na universidade? E o da universidade? Segundo Cusati (2021) “cabe a você a responsabilidade de estudar, sendo sujeito de sua formação, indagando, investigando, debatendo e propondo soluções. À instituição universitária, cabe ensinar e propiciar as condições para que você possa estudar e aprender” (Idem).
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28/04/2024 13:06
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28/02/2024 09:20 (Sala SM-120) Aula Teórica Apresentação mútua do docente e dos estudantes. Apresentação do plano tematico e analíticoApresentação do docente, dos discentes, do programa da cadeira, seus objectivos, metodologias de trabalho e formas de avaliação.
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28/04/2024 13:07
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